segunda-feira, 3 de maio de 2010

Ingorância egípcia!




Há dias em que me apetece ser rebelde, ou terrorista mesmo, e meter uma bomba nesta cidade, com todos os egípcios concentrados e acciona-la!

Desculpem... por vezes tenho estes de momentos de "explosão", mas não vai além das palavras, palavrões e insultos a esta gentinha tão cónica (que ultrapassa o quadrado, e a sua visão é em forma de cone, em que o futuro está do lado do vértice!)

Há já algum tempo que o sabia, mas achei que já era a altura de o expressar publicamente. (Sem eles Saberem, pois ainda tenho mais dois meses, exactamente hoje, para sobreviver aqui. Portanto é bom que eles não aprendam Português, ou que não tentem traduzir o que escrevo. Porque não é o que lhes digo. Às vezes, não é sempre…)

Choca-me a forma como este povo é completamente alienado do que se passa no mundo, ou mesmo à sua volta, e apenas pensam no próprio umbigo e a forma mais rápida e fácil de ganhar dinheiro.
Vou dar o exemplo do meu escritório, porque uma realidade que conheço melhor, e para pensaram: “Se estes são assim…. Imagino o resto da população!!!!”

Trabalho num escritório onde toda a gente é licenciada em qualquer coisa: línguas, turismo, contabilidade, gestão ou direito.
Nunca vi um jornal aqui. Apenas para cobrir a mesa quando querem comer. A ser lido: zero.
E vocês até podiam dizer: “Oh Renata, agora há jornais eletrónicos…”
Pois há. Mas eles também não os lêem…

Eu: “Ah e tal, o vulcão da Islandia…. Voos cancelados…”
X:”Hein?! Vão fechar o aeroporto do Cairo?”
Eu: “Não, mas voos cance….”                                            
X: “Ah, então não há problema. Desde que não fechem o aeroporto do Cairo.”
Eu: “ Pois, ta bem, mas pessoas que não conseguem vir para cá e outras que não conseguem voltar aos seus países…”
X: “ah isso é bom, ficam ca mais tempo. E os outros vêm depois, porque toda a gente vem ao Egipto.”
(o resto do mundo é paisagem para eles)
Eu: “Mas o maior problema não é os voos, são as cinzas que se estão a espalhar por uma série de Paises e os glaciares que se estão a derreter.”
X: “ Não te preocupes Renata, isso não chega aqui…!”
Eu: “!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!”



A conversa foi semelhante quando comentei o sismo na China ou agora o derrame de petróleo no México…


Hoje:
Eu: “Mr. Roshdy, acabei de saber que é possível visitar a expo de Shangai através do site” (esta é a pessoas mais culta/ informada do escritório)
Mr. R: “Desculpe, não entendi… Quer que eu lhe dê valores de importações e exportações?!”
Eu: “Não, estou a falar da exposição mundial, em Shangai: pavilhões de todos os países, de 2 em 2 anos…”
Mr. R: “Continuo sem perceber… Está a perguntar-me se vai haver uma exposição em Shangai?!”
Eu: “Não!....” e tentei continuar a explicar o que era
Mr R: “Uma feira de Turismo, como a BTL ou FITUR?”
Eu: (Grrrrrrrrrrrrrrrrr) “Mais ou menos. Mas maior, e o tema principal não é turismo….”

Ou seja… Esta malta nunca tinha ouvido falar  da Expo.

Isto é só um desabafo para perceberem como é frustrante passar os dias com pessoas assim, que não pensam em mais nada a não ser o seu mundinho e a sua vida do dia-a-dia… sem curiosidades do mundo ou quaisquer ambições na vida.

Eles nunca lêem nada além dos livros da escola ou o Corão!
E não têm qualquer interesse e ler outra coisa.

E agora pensem: estes são licenciados, tiveram acesso a outro nível de formação/ educação. Imaginem o povinho!!! Ok é um população pobre, e passa dificuldades e tal e tal, mas ninguém os obriga a ser ignorantes….


Outra de hoje:
Para quem já cá esteve, sabe como é a Avenida em que trabalho: um caos!
Pois bem. Aparece uma ambulância, com a sirene ligada, a apitar incessantemente, tentando passar por entre a confusão de carros. Pois acreditem, que não houve um único carro que se desviasse para a deixar passar!

E conversas deste estilo podia contar mais milhentas!

Pensei bem antes de escrever este post, pois penso que é agressivo. Mas esta é a minha opinião. Ou uma parte dela.


Acho que estou mesmo a passar a crise dos 2/ 3 meses, em que a excitação inicial passou e agora tudo me irrita.

Dizem que faz parte….




3 comentários:

  1. eu ando a imaginar um post na minha cabeça que não anda muito longe deste.

    um dia destes vai sair do forno. e ando exactamente como tu. a pensar muito bem antes de escrever, porque vai sair muita bojarda. lol.

    como eu te compreendo, renata!
    força, menina! =D

    ResponderEliminar
  2. Olá filha,
    hoje ao ler este teu post consigo sentir o que te vai na alma. Por já ter aí estado sei muito bem que tudo isto não é "frescura" de menina mimada. Mas pensa em tudo de bom e novo que tens tido, e ainda vais hipótese de conhecer.
    Tem calma e tenta manter o espírito aberto para essa nova realidade com a qual vais ter que conviver mais dois meses.
    Vê no lema do Colégio para este ano lectivo, aquilo que eu quero que sintas:
    Conta comigo, conto contigo com alegria!
    Um beijo grande

    ResponderEliminar
  3. Hahahah. Entendo perfeitamente. É absolutamente enervante. A parte da ambulância, bom é a primeira vez que me confrontam com essa realidade. Na minha inocência sempre achei maravilhoso a forma como todos os carros se desviam quando uma ambulância passa. Bom, destruiram a minha utopia de um mundo maravilhoso.
    Isto não é ser racista, mas a mentalidade no Norte de África é muito diferente. Se pensares na Europa na idade média, seria a mesma coisa. Digamos que eles ainda não estão no mesmo patamar de evolução. não querendo com isto minorizar quem quer que seja, simplesmente ainda estão noutro ponto do desenvolvimento.
    Olha, é respirar fundo e ver o lado bom (quanto mais não seja o do quanto vais valorizar Portugal quando voltares) e também não falta muito!

    Beijo grande :)

    ResponderEliminar