quinta-feira, 18 de março de 2010

Língua Portuguesa faz sucesso!

Nunca imaginei que a nossa língua, que julgava mais que morta e enterrada, pudesse fazer tanto sucesso e que tivesse tanta procura como se pode constatar aqui!

Uma das minhas funções no escritório é entrevistar guias e verificar se têm capacidades linguísticas para acompanhar turistas portugueses e brasileiros. 
Já perdi a conta de quantos entrevistei... Talvez uns 20. Mas a cada dia aparecem mais.
E os que ainda não falam, mas que falam Espanhol, procuram-me para que os ensine a nossa língua.

A maioria deles justifica esta procura pela saturação de guias espanhóis e é cada vez mais difícil para eles uma vaga.  (Normalmente os guias trabalham como freelancers)
Sendo o Português uma língua parecida com o Espanhol, é para eles mais fácil de aprender, e como há poucos guias que a falem efectivamente, é uma oportunidade para eles.

Mas o que acho mais interessante ainda é ver o empenho deste povo!!
Eles têm plena consciência que dependem das receitas turísticas, e fazem o que está ao seu alcance para trabalhar nesta área.
A maioria das pessoas que me apareceram aqui aprenderam a falar Português sozinhos: pela net, revistas, televisão...
E tal como acontece com o Português, acontece com outras línguas.

Hoje entrevistei  um senhor, com idade para ser meu pai, que não apresentava grandes possibilidades económicas, mas falava 6 línguas e era de uma educação exemplar.


É incrível e louvável!
Há pormenores neste povo que me fascinam.

 

3 comentários:

  1. É muito bom fazer algo que nos estimula e dá prazer!
    Fico muito contente por ti.
    Neste momento não posso dizer o mesmo do meu trabalho!!! Mas sou uma eterna sonhadora e espero que a situação mude.
    Continua assim. :)

    ResponderEliminar
  2. Olá primaça... Finalmente encontrei o teu blog e já me actualizei... Já li tudo e cusquei as fotos todas!!! Vi que tas bem, apesar das saudaditas.
    Agora vou andar a seguir-te :)E a torcer pra que tudo te continue a correr sobre rodas, tu mereçes!
    Beijoca grande, mto grande mesmo...
    Gi

    ResponderEliminar
  3. :O Há coisas mesmo fascinantes!! Quando menos esperamos, encontramos algo de vislumbrante nas pessoas com que nos vamos cruzando! O ser humano é uma criatura fabulosa!Imagino que esteja a ser uma experiência altamente enriquecedora para ti...e é curioso ver como nós que somos tão pequeninos, afinal até somos bem grandes! =)nas tuas mãos sei que o português se manterá bem salvaguardado...força "piquena"!Um bem haja a ti!=)

    ResponderEliminar