domingo, 21 de março de 2010

Retalhos

O meu trajecto para o escritório, e regresso a casa é diariamente uma aventura.
É raro o dia em que não tenho uma peripécia nova para contar =)

[Ainda bem que só tive motorista por dois dias, senão ficava sem (tantas) histórias para contar.]

Quando penso que já me aconteceu de tudo, lá vem mais uma.

Felizmente, nunca tive problemas, nem fui assaltada, nem me senti ameaçada, como acontece frequentemente em cidades grandes. Curiosamente esta cidade é super segura nesse aspecto. Faz algum sentido, devido à devoção religiosa é altamente punido por lei e recriminado pela sociedade esse tipo de comportamentos: pecado!

Normalmente é no metro, e à saída do metro que me acontecem as situações mais engraçadas =)
Aqui ficam algumas:

1.
Havia / há um rapaz que costuma estar a saída do metro a "angariar" turistas para passear nas pirâmides. Sempre que me via lá vinha ele:
"Pyramids? Pyramids?
Where are you from?
Pyramids?
Hey I Know you!
You work here...
Blá, blá blá...

Give me your number!
Are you married?"

Praí ao 3ºdia de tentativas de conversação, o inicio da conversa foi mesmo, mas remata assim:
"I was married with a russian girl.
But I don't like russian girls.
I Know you have boyfriend, you are serious.
So I want to marry you!"

Bom começo de dia...



2.
uma criança cedeu-me o seu lugar no metro para eu me sentar, e foi para perto da mãe.
Tentei explicar gestual-mente que não havia necessidade, estava bem em pé.
Então a mãe, sorridente chamou-me.

Ao aproximar-me apercebo-me de uma série de pormenores: cabelos destapados, pequena tatuagem no pulso: são coptas (cristãos ortodoxos).
Começa a falar em árabe...
"Sorry, I dont't speak arabic!"
"Oh! But you look like egipcian!
Where are you from?
Blá blá blá
Are you christian?"
"Yes, I am!"
".... Maria... José.... blá blá blá ... Maria"

A Sra começou a falar rápido e só percebia que estava relacionado com religião. Felizmente estava a chegar a paragem em elas iam sair, quando me perguntou:
"You read the Bible?"
"hmm no..."
(com ar de muito choque:) "Ah! How do you don't read the Bible?! You are not Christian...!
... blá blá blá... Maria ... blá blá ... Marco ..."

Nova enxurrada de nomes e passagens biblicas até a porta do metro se fechar.
Acho que a Sra me estava a tentar salvar do meu pecado de não ler a biblia!
Parece-me que aqui, qualquer que seja a religião, é levada bastante a peito.

Tenho que procurar a minha =)

2 comentários:

  1. A vida é fantástica. Eu aqui a ler a tuas aventuras, penso, que eu não tenho nem nunca tive esse teu espírito e coragem!!!! Quando for grande quero ser como tu!!!:) E pensar que fui eu que te coloquei neste mundo!!! Mil beijos

    ResponderEliminar
  2. Posso não ter herdado esse espírito de ti, mas há muita outra coisa que aprendi contigo que faz com que esteja aqui hoje, faça o que faço e seja o que sou.
    Obrigada, se calhar não é o mais correcto, mas algo parecido com isso =)

    ResponderEliminar