terça-feira, 23 de março de 2010

2 meses



Quem diria que já passaram dois meses desde que cheguei à terra das pirâmides e areia a perder de vista!!

Recordo-me da minha reacção quando li naquela tela o meu país de destino… Lol!
Ainda hoje não sei como percebi que era o meu. Talvez pelas palmadinhas nas costas e vários pares de olhos a olhar para mim e a baterem palmas, com o auditório inteiro em alvoroço a fazer a banda sonora, pois não me lembro de ter lido o meu nome, de ver a minha foto ou tão pouco li o nome da empresa!
Só li: EGIPTO.

Paniquei!
Fortemente…
Não consegui acreditar!
Chorei =)
(em frente de 550 pessoas, sem vontade de conter as minhas lágrimas)
Não quero desistir, não vou fugir…

Uma hora antes havia escrito uma carta, endereçada a mim e que vou receber (e talvez publicar aqui) no final do estágio, com tudo o que me ia na cabeça naquele momento: medos, expectativas, desejos…

O primeiro que me lembrei: acabei de escrever que o meu maior medo era calhar num país do Médio Oriente/ Norte de África = Países de religião maioritariamente muçulmana!
Quando o escrevi pensava que desistiria do programa se calhasse nalgum desses. Mas não estava muito preocupada pois acreditava que ficaria num dos PALOPs ou América Latina.

América Latina era o que eu desejava. Era a maior alegria que me podiam dar naquele momento!

Não foi o que aconteceu.
Mas encontrei o que procurava =)
Aventura, ultrapassar os meus limites, superar medos, crescer e aprender.

Afinal a surpresa foi bem agradável. E mais fácil do que imaginei.

É de facto um país bem diferente do nosso!
Principalmente da minha piquena cidade à beira-mar =)

Mas tive a sorte de conhecer desde o primeiro dia pessoas fantásticas que têm sido verdadeiros companheiros: a Maria, a Catarina e o Fábio. E claro, o jovem do quarto ao lado =) Miguel!

A nossa vida aqui é sempre bem agitada: trabalho, jantar em casa de alguem, a incansável procura de um sitio que venda cerveja a preço acessível, cinema, festas, passeios, sumos de fruta, zumba, capoeira, passeios no mercado, apanhar sol no terraço… =)

Ora portanto, com isto tudo quero dizer, que estou muito bem integrada e ambientada à cidade.
Aprendi a respeitar a diferença dos outros, sem questionar o porquê, a ignorar olhares reprovadores, ou simplesmente olhares, perante a minha diferença, “conheço” outras formas de ver o mundo, outras formas de trabalhar, conduzir, falar, estar e ser. Muitas destas coisas ainda não entendo bem, mas haverá tempo para entender as que valer a pena.

 A nível pessoal, a cada dia aprendo a confiar mais em mim, a não ter tanto medo em arriscar, ser mais autónoma, a controlar as saudades e sentimentos, e tento definir o passo que quero dar assim que este estágio acabar.

Mãe, quanto às lidas domésticas, fica tranquila =) a casa ta sempre impecável, roupa lavada e comida no frigorífico!


Não era isto que tinha previsto escrever hoje…
Escrevo amanha o que tinha em mente!

3 comentários:

  1. Dois meses!!! O tempo tem duas medidas!!Por um lado passou muito rápido porque não fiz algumas coisas que tinha que fazer, pois a correria da vida não me permitiu, por outro lado foi uma eternidade!!! Esta separação está a ser um processo de crescimento também para mim. Foi o 2º corte do cordão umbilical!!!O 1º depois de te ter permitido nasceres e cresceres dentro de mim. Este foi após 22 anos de convívio diário, alimentar, ajudar a dar os primeiros passos e palavras,....até fazeres uma viagem para outro continente e dares passos diferentes na tua vida. Se o primeiro foi uma alegria por te ter nos meus braços e poder amamentar este não é uma alegria menor, ver que te tornaste numa Mulher! Fico feliz por ter contribuído para este teu crescimento. O mérito não é só meu e do teu pai. Muito se deve a ti, pois não sei se teria a tua coragem e determinação! Obrigada por seres minha filha. Beijo

    ResponderEliminar
  2. Não há nada melhor que ter uma mãe babada =)
    eh eh

    Sábado já te encho de beijos**

    ResponderEliminar
  3. =') Que lindo Renatinha...é realmente comovente quando passamos os olhos no teu blog e lemos estas linhas q são agr as linhas da tua vida(e q acompanhamos a par e passo, sempre com um sentimento de orgulho!)...é fantástico ver como um simples voo para "algures" lá fora, noutro país, te fez viajar tanto para dentro de ti!* Ainda te vais surprender muito com essa tua descoberta, pq no fim desta viagem serás outra Renata bem diferente daquela que escreveu a carta há dois meses..A Renata "pós-Egipto" será ainda mais encantadora e bonita!* E cuidado com ela! =D*beijo bem gordooo*

    ResponderEliminar